terça-feira, 30 de outubro de 2012

Direito das crianças


DIREITO DAS CRIANÇAS


O direito das crianças é essencial para uma vida justa e para um bom desenvolvimento. A seguir veja os direitos das crianças, como estão na Declaração dos Direitos da Criança e alguns videos.



"Declaração dos Direitos da Criança
1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.
2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.
3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.
5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.
6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.
7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.
8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.
9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.
10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes."

Fonte: Portal da Família. http://www.portaldafamilia.org.br/datas/criancas/direitosdacrianca.shtml

VÍDEOS









JOGO: http://www.escolagames.com.br/jogos/direitoCrianca/


quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Cadeia e Teia Alimentar

Cadeia Alimentar




Uma cadeia alimentar é composta por uma série de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar, seguindo uma hierarquia. Dito de outra forma, é um conceito que descreve as relações de alimentação estabelecidas por organismos dentro de um ecossistema. Nas cadeias alimentares acontece transferência de energia e de nutrientes.




As cadeias alimentares podem ser muito variadas porque podem ser compostas de diferentes seres vivos. Além disso, há cadeias alimentares em diferentes ambientes, tanto terrestre, quanto aquático. Tudo começa com um produtor, depois vem o consumidor primário, o consumidor secundário, o consumidor terciário, e assim por diante, até que por fim há os decompositores.
Os produtores produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Plantas normalmente são produtores. Os consumidores são aqueles que precisam de outro ser vivo para se manter vivo. Os consumidores podem ser herbívoros, carnívoros e onívoros. Assim, podem ser consumidores tubarão, cobra, aranha. Os decompositores são aqueles que transformam os restos de seres vivos mortos ou de seus excrementos em substâncias nutritivas para o solo. São decompositores os fungos, como os cogumelos, e as bactérias.

Cadeia alimentar aquática




Cadeia alimentar terrestre

 

 

Teia Alimentar

As teias alimentares são conjuntos de cadeias alimentares que se misturam. Isso acontece porque um mesmo animal pode participar de várias cadeias alimentares.

































Agora, comparando os dois...






Cada sequencia na ordem “Produtor – Consumidor Primário – Consumidor Secundário – Consumidor Terciário” representa uma cadeia alimentar. Por exemplo: milho, galinha, lobo guará, homem, fungos e bactérias.
O entrelaçamento de várias cadeias alimentares interagindo em um ecossistema é conhecido como teia alimentar.


Quer saber mais?

ANIMAÇÕES
·         “3 Tarefas”: http://escolovar.org/cadeia.alimentar_formar.swf

           
QUIZ


JOGOS
·         “Quem come o que?”: http://www.gameseducativos.com/quem-come-o-que/ciencias

segunda-feira, 10 de setembro de 2012



Hoje tive minha primeira aula de clarinete, o instrumento que escolhi para tocar na banda, antes de eu poder tocar saxofone. Eu gostei muito do som dele, é muito agradável.